Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Diante de 49 crismandos e a igreja lotada, o bispo diocesano de Araçatuba, dom Sergio Krzywy (lê-se Quichêiv), disse aos jovens que participem mais efetivamente das missas e que procurem fazer parte de algum movimento pastoral.
A recomendação foi feita no último dia 10 na igreja matriz de São José, em Piacatu, durante a missa do Crisma. “Não se envergonhem de viver a vida cristã”, reforçou dom Sergio, ressaltando que não há motivos para ter vergonha de amar a Deus.
“Muitos [jovens] acham que vão ‘pagar mico’ ao adorar o Senhor. Pelo contrário, estarão demonstrando fé àquele que nos deu a vida e nos ama infinitamente”, acrescentou o bispo.
ENCONTRO COM O PAPA
Durante a homilia, dom Sergio disse aos fiéis que esteve entre os dias 6 e 26 de novembro em Roma, na Itália, onde teve um encontro com o papa Bento XVI. “Estive participando de peregrinações, audiências coletivas e de celebrações nas quatro grandes basílicas do Vaticano: São Paulo, São Pedro, São João de Latrão e Santa Maria Maior”, comentou.
No encontro particular que durou aproximadamente quinze minutos com o pontífice, dom Sergio disse que o papa perguntou sobre os jovens e as famílias da diocese. “Comentei sobre o que fazemos na diocese e o papa demonstrou alegria com o trabalho que realizamos aqui”, concluiu.
Dom Sergio viajou na companhia de aproximadamente 50 bispos do Estado de São Paulo. A visita, chamada Ad Limina Apostolorum (em latim significa visita aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo), é obrigatória aos bispos do mundo e acontece a cada cinco anos. A finalidade é fortalecer a Igreja Católica.