Municípios querem divulgar cultura local na região


Autoridades e agentes culturais da região decidiram criar o “Integração Cultural”

05/02/2010 10:25 - Atualizado em 21/02/2023 14:10 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Agentes culturais da região durante reunião, em Piacatu

Com a finalidade de dar oportunidade ao artista local para que ele possa divulgar seu trabalho tanto na cidade quanto na região, agentes culturais e representantes ligados a cultura de várias cidades vizinhas estiveram reunidos em Piacatu ontem (04) para discutir o fortalecimento desses movimentos entre os municípios.

O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores por volta das 9h30, reuniu aproximadamente 20 pessoas representando os municípios de Birigui, Braúna, Clementina, Coroados, Glicério, Herculândia, Luiziânia, Piacatu e Santópolis do Aguapeí. Para a reunião, foram convidadas 14 cidades.

Na abertura do evento, o dirigente cultural de Piacatu, Elio Siqueira da Rocha, disse que o setor da Cultura dos municípios tem muito que contribuir com o desenvolvimento cultural local e regional. Ele sugeriu ainda que os setores de Educação e Cultura devam ser separados para facilitar a organização de eventos e, principalmente, não sobrecarregar o setor da Educação.

“Está mais que provado que um setor denominado ‘Educação e Cultura’ não funciona. Isso porque o setor educacional ocupa maior tempo e, portanto, a necessidade em separá-los”, explicou Rocha.

Embora parte das atividades culturais esteja interligada com os dois setores, o dirigente cultural justificou que “a independência de cada setor só tem a se fortalecer individualmente, apesar de um sempre contar com o apoio do outro”.

Na sequência, o prefeito de Piacatu, Nelson Bonfim (PTB), citou a questão dos recursos para manter as festividades, que muitas vezes são da própria prefeitura.

O prefeito avaliou como “bem idealizado” a proposta de integração entre os setores de Cultura da região e colocou-se a disposição dos organizadores. “Quero aprender com vocês sobre o projeto e ajudar naquilo que for preciso”, completou Bonfim.

PROPOSTA DE PROJETO

A ideia do projeto, segundo a vice-presidente da ACB (Associação Cultural de Birigui), Érica Prates, é dar oportunidade ao artista local e divulgar seu trabalho na região. Para isso, caberá ao responsável pelo setor da Cultura de cada cidade selecionar tais pessoas para integrar ao projeto.

Érica enfatizou na reunião que o município que optar em não aderir ao projeto e houver interesse de algum artista da cidade em participar dos eventos, o mesmo deverá estar inscrito em algumas das cidades participantes, onde representará tal município e não o de origem. Caso contrário, não poderá se apresentar nos eventos.

No caso da adesão ao projeto, chamado “Integração Cultural”, caberá aos municípios o comprometimento de participar e enviar seus artistas em todos os eventos da região que forem promovidos pelo grupo.

PREVISÃO DE INÍCIO

De acordo com Érica, fechada a parceria entre os municípios, a previsão é que os eventos deem início já a partir do mês de março. Ainda não foi definida a data nem a cidade que abrigará o primeiro evento.

“Assim que for confirmado o dia e local, os artistas da região poderão mostrar seu trabalho e o público prestigiar o evento”, acrescentou Érica.

Para isso, está agendado uma nova reunião no próximo dia 25 em Santópolis do Aguapeí, onde os municípios que aderiram ao “Integração Cultural” vão apresentar seu calendário anual de eventos.