Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A Prefeitura de Piacatu implantou ontem (14) a Feira do Produtor Rural que, inicialmente, será realizada todas as sextas-feiras, das 18h às 22h. Os estandes dos feirantes foram instalados em um trecho da Rua Domingos Vidal, que fica ao lado da Praça Padre João Huberto José Sluysmans.
A feira é resultado de uma parceria entre o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), a Faesp (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Casa da Agricultura e Prefeitura de Piacatu.
De acordo com o técnico de apoio agropecuário da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Dailton Bigote, o objetivo desta parceria é preparar o pequeno produtor para comercializar a sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural.
A Feira do Produtor Rural em Piacatu foi oficialmente inaugurada com nove estandes, todos padronizados e de igual tamanho. Neles, são comercializados frutas, legumes, hortaliças, queijo, peixes, flores, doces, café torrado e moído, cachaça artesanal, produtos da culinária japonesa, entre outros itens.
Dailton disse que para a concretização da feira, os produtores rurais de Piacatu participaram durante sete meses de capacitação e treinamento, com aulas a cada 15 dias, duas vezes por semana, com 70% de atividades práticas; totalizando uma carga horária de 272 horas/aulas.
Conforme informou Dailton, o grupo aprendeu normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e a venda de produtos, assim como a identificação dos produtos existentes na propriedade, os quais são comercializados.
O curso também abordou o planejamento da produção, as boas práticas de fabricação e a manipulação de alimentos, exposição de produtos, técnicas de comercialização e gestão do negócio e, ainda, a construção dos estandes de bambu.