Divulgação/Prefeitura de Santópolis do Aguapeí
Dez jovens entre 14 e 17 anos foram beneficiados com a parceria firmada entre a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e Comdicasa (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Santópolis do Aguapeí).
Os alunos são capacitados com aulas de informática (Word, digitação, internet) e de artesanato. Eles ainda receberam uniformes e alimentação. Tanto os jovens quanto o instrutor recebem benefícios, assim como ajuda de custo em alguns materiais usados por eles. Tudo é pago pela CPFL.
A parceria teve início no mês de abril e segue até julho. Os cursos acontecem durante a semana das 14h30 as 16h30 na sala de informática da Emef Prof. Minas Barganian. Este é o segundo ano que a parceria é firmada.
Conforme informou a secretária municipal da Educação, Silvia Elaine Alves Pio, é estritamente fundamental a disciplina dos beneficiados, assiduidade e rendimento escolar. “É um grande apoio aos jovens, pois, capacitados, passam a ter mais oportunidades”, avalia. A parceria prioriza os jovens de baixa renda.
Silvia disse ainda que o monitor procura trabalhar com textos sobre problemas sociais, como drogas e sexualidade, fazendo, assim, um trabalho de prevenção.
Com a aproximação da 6ª festa do Redentor, os jovens produziram textos antidrogas, bebidas alcoólicas e violência, os quais deverão ser expostos na barraca.