Alckmin é eleito governador de São Paulo no primeiro turno


Vitória mantém ciclo administrativo do PSDB, que governa desde 1994

05/10/2010 07:45 - Atualizado em 30/05/2021 17:57 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Alckmin governará o Estado de SP pela terceira vez

Com 50,63% dos votos válidos, Geraldo Alckmin retorna ao cargo de governador de São Paulo e mantém o PSDB no comando do Estado pela quinta eleição consecutiva. Ele derrotou seu principal adversário, Aloizio Mercadante (PT), no primeiro turno.

A vitória de Alckmin garantiu ao PSDB o comando do Estado mais rico do país por duas décadas. Os tucanos estão à frente do governo paulista desde 1994, quando Mário Covas (1930-2001) assumiu o Palácio dos Bandeirantes.

O governador eleito esteve à frente da disputa desde o início do período eleitoral. Entre suas principais bandeiras de campanha estava a expansão das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e Etecs (Escolas Técnicas Estaduais).

Já Mercadante, que teve 35,23% dos votos válidos, contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, inclusive, esteve em São Paulo durante a campanha para participar de comícios do petista, mas não conseguiu reverter o resultado.

Em discurso realizado num comício na cidade de Campinas (SP), em setembro, Lula chegou a dizer que criaria um “bolsa família” para os tucanos. “Eles não vão passar fome [...] quando perderem o governo de São Paulo”.

Mas as urnas não confirmaram o desejo do presidente, e Alckmin derrotou Mercadante logo no primeiro turno. Outro sonho de Lula que não se realizou no último dia 3 foi que sua candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, vencesse as eleições no primeiro turno.

Agora, a disputa segue para o segundo turno entre Dilma e José Serra (PSDB). A eleição será no dia 31 deste mês.

PROPOSTAS

Das principais propostas de Alckmin estão o investimento de R$ 1 bilhão para a construção de creches com um total de 200 mil vagas, construção de 12 piscinões, o subsídio para o financiamento de casas para a população de baixa renda, concessão de bolsas para alunos do ensino médio estudarem idiomas e a urbanização de favelas.

Durante a campanha, Alckmin enfrentou críticas de Mercadante principalmente sobre o custo dos pedágios, os índices de criminalidade e a qualidade da educação, sobretudo no que se refere à progressão continuada.

Alckmin, por sua vez, acusou Mercadante de não ter experiência para ocupar o cargo e de ter faltado a sessões do Senado em que foram votados projetos de interesse do Estado.

Alckmin, que deverá governar o Estado de São Paulo de 2011 a 2014, tem como vice Guilherme Afif Domingos (DEM).