Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
No próximo dia 3 de novembro, o município de Gabriel Monteiro completa seus 72 anos de fundação. Antes de ter este nome, a localidade se chamava Vila Nova Olímpia. Somente em 1959 é que o distrito de Gabriel Monteiro foi elevado a município.
O nome Gabriel Monteiro homenageia o municipalista da época (Gabriel Monteiro da Silva) que ocupava a chefia do Departamento das Municipalidades do Estado de São Paulo.
Durante esse período, nove prefeitos estiveram à frente das 12 administrações, sendo o primeiro prefeito João Peloi Filho e a atual prefeita Renée Crema Vidoto (PSDB). Miguel Lopes Belmonte esteve à frente da Prefeitura por três vezes.
A economia da cidade é baseada na pecuária e cana-de-açúcar. O município também é tido como referência estadual na preservação do meio ambiente. No ano passado, Gabriel Monteiro foi premiado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente por possuir a nascente mais conservada de São Paulo.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o município possui uma população de 2.704 habitantes.