Divulgação/Arquivo Pessoal
O ex-prefeito de Bilac, José Roberto Rebelato, o Beto (PSDB), recebe pela quarta vez – sendo a terceira consecutiva-, o prêmio de melhor gestão entre os municípios paulistas e, desta vez, a segunda posição do ranking nacional no IRFS (Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão).
O prêmio de melhor gestão foi concedido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), a qual avaliou o nível de endividamento e gasto com pessoal, recursos de manutenção da máquina administrativa e investimentos em Infraestrutura, Saúde e Educação. Estes são alguns itens que compõem o IRFS.
Para o ex-prefeito, o prêmio que recebeu no início deste mês demonstra a responsabilidade dos gastos com o município. “Acredito que esse bom resultado seja resposta dos fortes investimentos que fizemos no município durante o período que estivemos diante da administração, hoje me sinto feliz em ver que o nosso trabalho, o trabalho dos nossos funcionários municipais, dos nossos parceiros, que foram os grandes responsáveis por essa magnífica avaliação”, destaca Beto.
Entre os dez municípios premiados que compõe o ranking nacional, a cidade gaúcha de São José do Hortêncio foi a primeira colocada, seguida por Bilac, que ficou em segundo. Dos dez municípios com melhor IRFS, seis são do Rio Grande do Sul, três de São Paulo e um de Minas Gerais.
O IRFS mostra o desempenho das administrações municipais, por meio da análise dos dados das prestações de contas. O Índice é composto por três pilares: puramente fiscal relacionado aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal; qualidade de gestão que trata dos gastos públicos; e social referente ao desempenho nas áreas de Saúde e Educação.