Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo
Devido ao aumento dos casos de furto na cidade, o 2º sargento da Polícia Militar e comandante do 3º GP-PM de Piacatu, Ronaldo Barbieri, em entrevista ao Comunicativo, forneceu algumas dicas de segurança à população.
Para aqueles que moram na zona rural, o sargento recomenda que os moradores conversem com os vizinhos, conhecidos e pessoas que trabalham no bairro, de modo que todos estejam atentos a presença de pessoas e veículos desconhecidos ou em atitude suspeita tanto durante o dia quanto a noite. “Se possível, observe as características da pessoa (trajes) ou do veículo (modelo, cor, placa) e ligue imediatamente para a Polícia Militar, no telefone 190”, completa.
No caso dos moradores da cidade, a recomendação é a mesma. O sargento pede ainda que, durante o atendimento, a pessoa seja objetiva nas informações prestadas, forneça o endereço correto e expresse o receio de ser vítima de furto ou roubo. “Quanto maior o número de informações, mais eficaz será o atendimento da Polícia Militar”, acrescenta.
Qualquer atitude suspeita não deve ser descartada, segundo Barbieri. Ele orienta que tanto em casa quanto no trabalho as pessoas devem estar atentas. “Se perceber algum veículo desconhecido passando na rua em atitude suspeita como, por exemplo, ficar olhando insistentemente para alguma casa ou estabelecimento comercial, ou passando várias vezes pela rua, procure observá-lo com discrição e, se possível, anote o modelo, a cor e a placa do veículo, para facilitar a identificação”, avisa.
“O mesmo serve para qualquer pessoa a pé que também esteja em atitude suspeita nas proximidades de sua casa ou comércio. Caso perceba alguma atitude suspeita, ligue para a Polícia Militar”, aconselha.
Outra dica específica é para os comerciantes. De acordo com o sargento, o horário mais crítico para os comerciantes é o de fechamento do estabelecimento. “Não deixe acumular dinheiro no caixa. Retire o dinheiro e guarde em lugar seguro, preferencialmente divida o dinheiro em locais diversos”, sugere.