Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo
Duas festas agitam os próximos finais de semana na região. Em Gabriel Monteiro, a 1ª Queima do Alho acontece no dia 1º de maio com uma cavalgada de seis quilômetros.
Comitivas de várias cidades da região sairão às 7h do bairro rural do Vacari em direção a igreja matriz de São Pedro Apóstolo, onde será celebrada uma missa campal na Praça São Pedro.
O evento é organizado pela Paróquia de São Pedro Apóstolo, tendo como apoio o governo municipal. O presidente da 1ª Queima do Alho, Elvis Bueno de Oliveira, explica que o evento tem por objetivo resgatar a cultura da época em que os tropeiros viajavam para vender os bois.
“Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais, alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso”, conta. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões.
Após a cavalgada e missa campal, a ser celebrada pelo padre Arnaldo Cavalheiro Neto, haverá almoço na barraca, cujo cardápio será: arroz carreteiro, feijão gordo, carne fatiada em tiras e farofa no pilão, conhecida como “paçoca”.
O cardápio será feito pela equipe de João Paulo Martins, que é coordenador oficial do concurso da Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos (SP). A comida será preparada em um fogão a lenha que será montado no canto da barraca.
“Dependendo da aceitação do público, poderemos incluir a Queima do Alho no calendário de eventos da cidade”, acrescenta Oliveira.
FESTA DO REDENTOR
Para festejar os 70 anos de fundação e 51º aniversário de emancipação política-administrativa, o governo de Santópolis do Aguapeí promove de 5 a 8 de maio a 7ª edição da Festa do Redentor.
Além de shows todas as noites (ver anúncio na pág. 04), haverá completo serviço de bar e cozinha. No domingo (8) haverá almoço na barraca e bingo beneficente às 15h.
Serão quatro rodadas, cuja premiação será de uma televisão de 29 polegadas, duas motos Honda CG 125 zero quilômetro e um automóvel Fiat Uno Way 2 portas zero quilômetro. Cada cartela custa R$ 100 e pode ser adquirida no local.
A renda da festa será revertida em prol ao Ceprosa (Centro de Promoção Humana de Santópolis do Aguapeí), Associação Hospitalar e Paróquia Nossa Senhora das Graças.