Divulgação/Arquivo Pessoal
Morreu na manhã de hoje (8), em Cotia (SP), o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. A assessoria de imprensa do artista informou que ele foi para a sauna de sua casa na noite de ontem (7) e não saiu mais de lá. Funcionários da família encontraram o corpo do cantor hoje por volta das 10h.
Exames preliminares do IML (Instituto Médico Legal) de Cotia apontam como causa da morte infarto do miocárdio. Segundo sua assessoria, o cantor não apresentava problemas de saúde e cumpria normalmente a agenda de shows. A última apresentação do artista foi no dia 5 de abril no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, com ingressos esgotados.
Jair Rodrigues deixa a mulher Clodine, dois filhos (Luciana Mello e Jair de Oliveira, o Jairzinho, ambos também cantores) e quatro netos, que estão reunidos na casa do artista. Parentes e amigos, entre eles o cantor Simoninha, filho de Wilson Simonal, também chegaram para confortar a família.
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939. Ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros.
Em 1962, gravou aquele que é considerado seu registro de estreia, um disco de 78 rotações. Segundo o perfil, duas das músicas, “Brasil sensacional” e “Marechal da vitória”, tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.
No ano de 1964, Jair Rodrigues gravou seus primeiros LPs, “Vou de samba com você” e “O samba como ele é”. Seu maior sucesso no período foi a música “Deixa isso pra lá”, tida como precursora do rap no Brasil.
Jair Rodrigues também ficou conhecido pelo trabalho ao lado de Elis Regina. Os dois iniciaram a colaboração em 1965 e lançaram o disco ao vivo “Dois na bossa”.
O velório do corpo do cantor será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, com início previsto para as 19h. O sepultamento está marcado para as 11h de amanhã (9) no cemitério do Morumbi.