Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Em novembro do ano passado, os alunos do então 6º ano A do ensino fundamental da EE Profª Cinelzia Lorenci Maroni, de Piacatu, realizaram um pedido de livros da coleção infanto-juvenil da série Vagalume à secretária municipal da Educação, Neuza Aparecida Ramos Paganini.
O pedido foi encaminhado com a assinatura de todos os estudantes alegando que os livros à disposição “estão muito usados e há falta de alguns volumes”. Na ocasião, também foi solicitado um computador para realização de pesquisas e trabalhos, alegando que o computador disponível na biblioteca escolar “é insuficiente e sua configuração é lenta”.
A solicitação chegou ao gabinete do prefeito Nelson Bonfim (PTB), que autorizou a aquisição da coleção de livros à biblioteca “Monteiro Lobato”, que também atende os alunos da Emef Prof. Eládio Rosseto. A coleção, composta por 40 livros, já está disponível aos estudantes há um mês.
A diretora da escola, Saula Rodrigues Borges Filipim, disse ter ficado contente com o pedido feito pelos alunos. “Quando pedimos sugestões à eles [estudantes de todas as séries], geralmente há pedidos de diversas coisas, mas esta é a primeira vez que vi aluno pedindo livros”, enfatizou.
Já a vice-diretora Maria José Vendrame dos Santos, a Zinha, citou a posição tomada pelo prefeito. “Ficamos felizes porque foi um pedido feito por alunos da rede estadual e, mesmo assim, foram atendidos pelo prefeito”, ressaltou.
O prefeito disse ter ficado surpreso e contente ao mesmo tempo com o pedido. “É difícil o jovem se interessar pela leitura. A maioria prefere internet e televisão. Foi um pedido justo e espero que eles aproveitem bem seus estudos”, completou Bonfim.
Quanto ao computador, a direção escolar informou que o prefeito ficou de atender ao pedido assim que possível.