Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Começaram no início deste mês as obras de recuperação da estrada vicinal Thomas Cristoph Baumgartner, em Piacatu. O município foi contemplado na quarta etapa do programa estadual Pró-vicinais.
De acordo com o prefeito Nelson Bonfim (PTB), o governo do Estado investirá pouco mais de R$ 2,7 milhões na recuperação de um trecho de 15,6 quilômetros. “As obras terão sequência no trecho de Guararapes até a usina de álcool”, avisa.
O recapeamento da estrada vicinal, que mede 24,3 quilômetros, está sendo realizado dez anos após ter sido pavimentada. Na ocasião, as obras tiveram início em novembro de 2000 e só foram concluídas em 2002. Na época, a pavimentação custou R$ 4,1 milhões.
A estrada começou a ficar ruim há alguns anos devido ao intenso tráfego de caminhões que utilizam a via para transporte de cana-de-açúcar às usinas da região. Vários fazendeiros daquele trecho arrendaram suas propriedades (ou parte delas) para o plantio de cana, o que aumentou ainda mais o fluxo destes veículos.
Para o prefeito de Piacatu, o recapeamento da vicinal vem para facilitar o deslocamento dos moradores da zona rural, estudantes e produtores rurais. “Veio numa boa hora. Gostaríamos que tivesse sido antes, mas estamos contentes. Se não fosse o programa do Estado, dificilmente a prefeitura teria condições de recapear a estrada”, acrescenta Bonfim.
O prefeito diz ainda que a recuperação da estrada trará segurança aos motoristas que transitam pelo trecho. “A estrada estava ruim, com vários buracos. Já tivemos, infelizmente, alguns acidentes nela, inclusive fatais”, lamenta. Além do recape, a pista também receberá nova sinalização, conforme informou Bonfim.