Divulgação/Arquivo Pessoal
O Cartório de Registro Civil de Piacatu realizou no dia 14 deste mês (sábado) o primeiro casamento homossexual no município. A cerimônia, que aconteceu às 9h, foi entre duas mulheres, sendo a dona de casa Angélica dos Santos Pires, 23 anos, e a calçadista Jéssica Silva dos Santos, 20 anos.
O casal diz ter se conhecido numa festa e, segundo Jéssica, foi amor à primeira vista. “Eu a vi e me apaixonei. Demorou quatro meses para eu conquistá-la, mas valeu muito apena”, declarou.
O pedido de casamento foi feito por Jéssica no carnaval na frente de amigos e conhecidos. “Eu queria que todo mundo soubesse o quanto eu a amo. Queria gritar meu amor para o mundo e o fiz”, disse entre sorrisos.
Depois de nove meses de namoro, elas assinaram a certidão civil de casamento em Piacatu. “Estamos muito felizes e isso é só o início de uma longa história de amor”, disse Angélica, que tem uma filha de sete anos.
Jéssica também é mãe: tem um menino de três anos. Todos estão vivendo na mesma casa. “Espero que outros casais sejam felizes como nós. A efetivação do casamento homoafetivo na sociedade brasileira permitiu que eu cassasse com a mulher da minha vida”, ressaltou Jéssica.
A oficial de registro civil de Piacatu, Geovania de Freitas Venturin, falou sobre a satisfação em fazer parte dessa história que coroa a igualdade de direitos para todos que querem se casar. “Além da alegria contagiante das contraentes e amigos, a troca de alianças foi a possibilidade de dar forma jurídica à vontade de ambas, bem como proporcionar um direito a elas garantido”, comentou.
O primeiro casamento homossexual na região de Araçatuba aconteceu no dia 4 de agosto de 2011, em Araçatuba, e foi entre dois homens. O nome não foi divulgado.