Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A comunidade católica de Piacatu comemorou com uma missa campal e almoço hoje (26) os dez anos da capela Santa Rita de Cássia, localizada no bairro rural do Cassimiro. O dia de santa Rita de Cássia é celebrado no dia 22 de maio.
As festividades deram início por volta das 9h com uma carreata, que iniciou em frente à igreja matriz de São José até a capela. A imagem da santa foi recebida com festa pelos fiéis, a qual chegou na companhia do pároco local Edgar de Souza Lima e pelo padre Sebastião Gonçalves, que inaugurou a capela em 22 de maio de 2003.
A missa foi celebrada em uma tenda instalada ao lado da capela, cuja celebração foi revezada entre os padres. A imagem da santa foi conduzida ao altar por quatro mulheres que moram ou já residiram no bairro Cassimiro.
Na homilia, padre Sebastião chamou a atenção dos fiéis dizendo que é necessário “melhorar a qualidade da fé” e que Jesus abre a possibilidade de conhecer o Pai. “Tudo começa com a fé trinitária, que é o Pai, Filho e Espírito Santo”, diz. E reforça: “Não podemos deixar de nos aprofundar na fé, principalmente neste ano, que é dedicado à fé”.
O padre disse ainda que quando a pessoa tem fé as portas se abrem e que “Jesus é nosso eterno intercessor”. E encerra: “Deus é a finitude do ser humano. Pertencemos ao Senhor”.
Já no final da celebração, padre Edgar informou aos fiéis que a renda obtida no almoço e leilão de gado realizado nesse dia será destinada à reforma e ampliação do salão de festas. Durante a bênção apostólica, algumas crianças jogaram pétalas de rosas vermelhas junto à imagem de santa Rita de Cássia.
Após a celebração, padre Sebastião, que desde 2010 é pároco na igreja matriz de São Sebastião, em Andradina, foi cumprimentado pelos fiéis. Na sequência iniciou o almoço, ocasião em que a comissão da festa sorteou dez imagens da santa padroeira do bairro.