Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A Câmara de Vereadores de Gabriel Monteiro homenageou no dia 10 deste mês toda a equipe escolar da Emeif Maria Gazot Talarico por ter atingido a melhor nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgada em agosto deste ano.
A nota 6,8 (de uma escala que vai de zero a 10) refere-se à prova aplicada no ano de 2011. A homenagem aconteceu durante a última sessão ordinária do ano. A solenidade foi aberta com a apresentação do coral Talento Brilhante, formado pelas crianças da Emeif, e outra apresentação de musicalização com as crianças da creche Colo Materno.
O presidente da Câmara, Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), agradeceu as crianças pelas apresentações e disse que a homenagem concedida à escola é pequena diante do que a equipe escolar merece.
O vereador Antonio Carlos dos Santos, o Malufão (DEM), disse à direção e professores da Emeif que poucas escolas do infantil conseguem atingir a nota que alcançaram no Ideb. Ele atribuiu o resultado ao trabalho em equipe. “A Emeif hoje está na educação num ponto alto. É bom ver [o município de] Gabriel Monteiro se destacando”, acrescentou o vereador.
O vereador Paulo Sérgio Gallo (PSDB) reforçou as palavras de Malufão e disse à equipe escolar que ela está construindo o cidadão monteirense de amanhã. “Ficamos muito contentes com isso”, elogiou.
Para o vereador José Ferreira dos Santos, o Simãozinho (PSD), o sistema educacional de Gabriel Monteiro sempre foi bom. “Temos juízes, promotores e advogados que são filhos desta cidade. Que esta semente de hoje possa gerar novos frutos como estes. Eles representam a nossa Educação forte”, ressaltou.
Encerrados os discursos, a vereadora Margarida Araújo Carrera (PSDB) foi sorteada entre os vereadores para entregar a homenagem à diretora da escola, Neila Cristina Bianchini.
“Muitos [professores] durante esses quatro anos estão com cicatrizes, feridas abertas e ainda sangrando, em luto. Mas é graças a isso que foi construído tudo o que foi construído dentro da Emeif. Graças à competência de cada um. Do portão para dentro todos somos educadores”, disse Neila.
A diretora da escola disse ter ficado sabendo do resultado do Ideb somente após um repórter de um jornal de circulação regional ter ligado na escola informando sobre a classificação da Emeif.
Neila pediu perdão à equipe escolar e frisou que todo trabalho é difícil. “A cicatriz fica; só que vai chegar um dia que a gente passa o dedo nela e ela não dói mais. Ai quando você olha pra frente e vê tudo aquilo que tem para conquistar e vê aquilo que já construiu, a gente sabe o quanto valeu a pena”, finalizou a diretora.