Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
O setor da Cultura de Piacatu, com o apoio do governo municipal e patrocinadores, realizou entre os dias 9, 10 e 11 deste mês diversos eventos culturais em comemoração ao 59º aniversário de emancipação política da cidade. O aniversário de Piacatu é comemorado no dia 8 de novembro.
O evento que abriu as festividades foi um show com a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 12 mil pessoas assistiram ao show.
No segundo dia de festa, a animação do público ficou por conta da banda Arena Universitária, que levou para o palco o cantor Guto Peres e as duplas Douglas & Daniel e Lucas & Fabrício.
As festividades deram sequência na manhã do dia 11 (domingo) com uma cavalgada entre as comitivas: São Francisco, do município de Bento de Abreu, Fazenda Santa Maria, Fazenda Capivara e Comitiva dos Amigos, ambas de Piacatu.
As comitivas percorreram pela Avenida Dr. José Benetti, onde teve início próximo ao portal de entrada da cidade, passou pela Rua Felipe dos Santos e desceu a Avenida Zualdo Paganini, onde estava montado o palco.
Na ocasião, a orquestra municipal Lira Piacatuense e um coral formado por voluntários da cidade apresentaram oficialmente ao público o hino municipal, sendo esta a primeira execução em um evento.
Após a apresentação, o prefeito Nelson Bonfim (PTB) parabenizou a equipe envolvida com as festividades do aniversário da cidade, agradeceu ao público pela presença e às comitivas que integraram ao evento.
Na sequência, houve almoço na barraca, onde houve a 1ª Queima do Alho. O encerramento das comemorações de aniversário da cidade foi com um show apresentado pela banda Edição Especial.
Os eventos festivos aconteceram na Praça Padre João Huberto José Sluysmans, a qual tem sido palco de grandes eventos promovidos pelo setor da Cultura anualmente. Segundo os organizadores do evento, aproximadamente 17 mil pessoas prestigiaram as comemorações durante os três dias de festa.
FEIRART
Simultânea às festividades do 59º aniversário de Piacatu aconteceu a segunda edição da Feirart Agostinho Gomes Portela. Dezenas de estandes dos mais diversos tipos de artesanato estiveram à disposição do público entre os três dias de festa.
A Feirart reuniu artesãos do município e de cidades da região. Para o dirigente cultural local, Elio Siqueira da Rocha, a feira de artesanato tem agradado tanto os artesãos quanto o público. “Os artesãos que participaram da Feirart no ano passado retornaram este ano. Inclusive eles já se colocaram à disposição em voltar no próximo ano”, reforçou.