Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A Biblioteca Municipal Profª Margarida Alves Abraão e o posto do Programa Acessa São Paulo, de Gabriel Monteiro, agora funcionam no mesmo prédio, que fica localizado na rua Vereador Antenor dos Santos nº 290.
De acordo com a responsável pela biblioteca, Oneide Bueno, o local é aberto à população em geral. Segundo ela, o ambiente é frequentado por alguns moradores e integrantes do projeto social Espaço Amigo, que se reúnem uma vez por semana na biblioteca para ler e utilizar o Acessa SP.
O monitor do programa Acessa SP, Emanoel Henrique de Oliveira, explica que a maioria dos frequentadores é jovem e utilizam a internet para realizar pesquisas, brincar em jogos on-line, acessar as redes sociais e imprimir documentos. O acesso à internet é gratuito.
Ele diz ainda que todas às segundas-feiras os alunos do projeto social Espaço Amigo do período da tarde frequentam o local. “Aqui a procura é maior no período das férias, uma vez que as aulas da escola estadual são em período integral”, conta.
Tanto a biblioteca municipal quanto o posto de Acessa SP funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 11h e das 12h30 às 17h.
Com 12 anos de existência, o Acessa SP - programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo - já registrou mais de 65 milhões de atendimentos. Dos 645 municípios paulistas, 555 possuem o Acessa SP. Nesse período, os mais de 2,5 milhões de usuários cadastrados podem utilizar qualquer um dos 737 postos espalhados pelo Estado. Há outros 54 postos do Acessa SP em implantação.