Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Os alunos do 5º ano da Emef Prof. Eládio Rosseto, de Piacatu, receberam o certificado de conclusão do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no último dia 23. A cerimônia da entrega dos certificados foi no Piacatu Clube, às 20h.
Dos alunos que participaram do Proerd, três receberam uma bicicleta cada, sendo: Jaiane Almeida Alves (5º ano A), Verena Vidoto Petean (5º ano B) e Lívia Vendrame Peres (5º ano C). Outros dois alunos de cada série também receberam brindes.
As premiações são referentes às melhores redações produzidas pelos alunos ao final das aulas Proerd, as quais foram ministradas pela cabo PM Josilene Panini Cervantes Ribeiro, de Bilac. As aulas tiveram início em abril deste ano no período da manhã e tarde, sendo realizadas uma vez por semana.
Em suas palavras, a cabo PM Josilene enfatizou que os pais são exemplos para os filhos. “Eles [pais] servem de espelho”, disse.
Para o diretor da Emef, Luiz Antonio Navacchio, a formatura do Proerd é a conclusão da primeira etapa de um trabalho contínuo na prevenção às drogas. Ele também pediu diálogo na família. “Se os pais não educarem seus filhos, o mundo vai educar; mas de forma trágica”, frisou.
O prefeito Nelson Bonfim (PTB) destacou que a formatura do Proerd tem um significado diferente das demais formaturas porque, segundo ele, ela promove a vida. “A escola contribui, mas a responsabilidade é dos pais”, reforçou.
Já o sargento PM Ronaldo Barbieri informou que “está complicado o problema das drogas na cidade”. Ele aproveitou para convidar a população a participar das reuniões do Conselho de Segurança.
O sargento recomendou aos pais que participem da vida escolar dos filhos, mas ressaltou: “participar não é só ir às reuniões. Não adianta jogar a responsabilidade nas mãos da escola. O sucesso dos seus filhos está nas mãos de vocês [pais]”, finalizou o policial.