Emef de Piacatu apresentará projeto em Jacareí


Projeto busca “novo olhar” para o aluno e o resgate de suas famílias

18/08/2012 14:08 - Atualizado em 28/01/2018 14:13 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

A Emef Prof. Eládio Rosseto, de Piacatu, teve um projeto selecionado entre outras experiências pedagógicas do Estado para ser apresentado na cidade de Jacareí (SP) no dia 13 de setembro deste ano.

O projeto inscrito pela escola, e agora selecionado pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Instituto Paulo Freire, tem como tema: “Visitar e adquirir um novo olhar”.

O projeto é organizado pela Undime e pelo Instituto Paulo Freire, onde os municípios paulistas foram convidados até o dia 1º deste mês via e-mail a enviarem experiências desenvolvidas em sua rede de educação, as quais devem estar relacionadas à Educação Integral e também nos princípios e diretrizes do programa Município que Educa.

Foram selecionadas 40 experiências em nível estadual que serão apresentadas pelos municípios com base em cinco indicadores, sendo: Conectividade, Intersetorialidade, Interculturalidade e Interdisciplinaridade e Sustentabilidade.

De acordo com o diretor da escola, Luiz Antonio Navacchio, o objetivo do projeto é resgatar as famílias dos alunos, integrando, assim, escola e família num contexto de amizade, troca de relatos, experiências e, com isso, buscar um “novo olhar” para vivência de cada criança.

Navacchio explica que o projeto será desenvolvido uma vez por mês, onde dois professores, em conjunto, terão um horário específico para visitar aquele aluno que julgam necessitar de uma atenção significativa em sala de aula.

“Durante a visita, os professores podem conversar com os pais, verificar quais são as reais situações que vive a família e o aluno, bem como avaliar as condições sociais, psicológicas e familiar de cada educando, além de orientar esses pais quanto à conduta do filho na escola, suas dificuldades e avanços”, acrescenta o diretor.

“O intuito da visita é acolher e orientar as famílias com diálogo, procurando elevar a autoestima e a valorização da aprendizagem do aluno”, conclui Navacchio.