Deputado defende o desenvolvimento da região em palestra em Gabriel Monteiro


30/04/2014 21:46 - Atualizado em 05/11/2015 15:37 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Deputado Reinaldo Alguz durante palestra no início deste mês

Sem representação política não teremos desenvolvimento regional. Foi o que afirmou o deputado estadual Reinaldo Alguz (PV) durante palestra realizada no salão paroquial de Gabriel Monteiro, no dia 7 deste mês. Autoridades e moradores locais e de Piacatu participaram do evento.

O parlamentar, que está em seu segundo mandato, disse ter pesquisado o motivo pelo qual a região da Alta Paulista e Noroeste não ter havido o mesmo desenvolvimento regional que as demais regiões do Estado.

“Constatamos em pesquisa que nosso problema é histórico. Quando as cidades foram fundadas e loteadas para o processo populacional de ambas as regiões, não houve uma preocupação de interligar as cidades, mas, sim, uma preocupação de competição entre elas, o que prejudicou o desenvolvimento”, destacou Alguz.

O deputado mencionou que o desenvolvimento regional depende da representação política, ou seja, da quantidade de deputados estaduais e federais que moram na região e são eleitos.

Utilizando gráficos em slides, o parlamentar apresentou ao público o porquê algumas regiões do Estado se desenvolveram economicamente mais do que a Alta Paulista e a Noroeste. “Elas [regiões] têm mais deputados representando-as. São mais recursos circulando; é mais emprego”, frisou.

Alguz reforçou a necessidade de representantes da região, independente de partido político, para alavancar o desenvolvimento na região. “Para isso, as lideranças políticas da região devem unir os esforços. Superamos a maior barreira que existe na política: a descrença”, completou.

O parlamentar defendeu que ambas as regiões têm condições de eleger mais deputados estaduais e “começar” a eleger deputados federais da região. “Este ano tem eleição. Devemos pensar regionalmente. Quanto mais candidatos da região forem eleitos, mais recursos nossas cidades receberão e mais desenvolvimento teremos”, concluiu Alguz.