Lucas Viana/Colaborador
O município de Piacatu foi sede de um encontro regional de capoeira, realizado no último dia 18, no Centro de Eventos Padre João Sluysmans. Na ocasião, também houve cerimônia de graduação dos alunos que integram o Grupo Memória de Capoeira, de Piacatu.
Em parceria com o governo municipal, o evento foi organizado pelo contramestre Alessandro Amores, o Gerinha, que é responsável pelo grupo de Piacatu, e contou com a supervisão do mestre Noir Aranha, que é o fundador do grupo.
A cerimônia do recebimento do primeiro cordão consiste no batizado. Já a cerimônia dos cordões recebidos posteriormente consiste na troca de cordão. O evento registrou aproximadamente 80 pessoas, entre mestres e grupos da região.
Em Piacatu, o projeto teve início em agosto de 2016 com o objetivo de ensinar o esporte para crianças e adolescentes. Atualmente são 41 alunos, sendo 17 crianças e 24 adultos. Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras no Fundo Social de Solidariedade, a partir das 19h, e são gratuitos.
O adolescente Leonardo Antonio de Oliveira, 16 anos, está no grupo desde o início do projeto. Segundo ele, a capoeira além de ser um esporte físico, é divertido e faz bem para a saúde. “A capoeira me ajudou sair de casa. Só ficava jogando videogame”, relatou.
Com informações de Marta Olivotto